
O banheiro, não menos importante, costuma ser o espaço menor da casa ou apartamento. Por isso, a reforma do banheiro deve ser pensada com muita cautela. Quem não quer um banheiro confortável e aconchegante? Afinal, o banheiro é parte integrante da casa! Por isso para uma reforma assertiva, é necessário cuidados primordiais como: encontrar profissionais liberados para “tocar” a obra, pesquisar por profissionais qualificados, pesquisar por liquidações e peças de decoração para o seu banheiro e colocar tudo na ponta do lápis para não estourar o seu orçamento. Se você precisa dar “uma cara nova” gastando pouco dinheiro, siga as dicas abaixo e mão na massa:
1. Regras do condomínio
Primeiramente, você precisa confirmar com o síndico os horários permitidos para realização da obra. Se você mora no andar de cima, converse com o vizinho de baixo e fale sobre a reforma provavelmente evitará problemas maiores. Cheque se a estrutura do seu apartamento suporta a reforma do banheiro.
2. Projeto
Pense juntamente com o profissional contratado (arquiteto) como será a reforma do banheiro. Cores predominantes (pesquise por cores da moda), iluminação, acessórios e cor da parede (prefira os produtos com tratamento antimofo) são itens necessários para o início da reforma.
3. Papel de parede ou revestimento 3D
Atualmente existem papéis de paredes específicos para serem usados em áreas úmidas, como os banheiros. É uma opção mais barata para banheiro sem precisar de grandes reformas e gastos excessivos. O revestimento 3D trás modernidade e requinte para qualquer ambiente, inclusive para banheiros. Os modelos em PVC são os mais indicados porque são fáceis de limpar e resistentes.
4. Marcenaria
Móveis e acessórios bem planejados para o uso diário é fundamental. Não precisa criar um espaço poluído com excesso de informações, deixe à vista somente o que merece ser visto. Os demais podem ser guardados em gabinetes e nichos evitando bagunça.
Cuidado! Veja se o banheiro não tem problemas hidráulicos, infiltração, mofo, cheiro de gás para não ter prejuízos em dobro. E claro, chame um profissional qualificado para reformar o cantinho especial do seu apê.